sexta-feira, 27 de abril de 2012

Líder do governo Tarso em Passo Fundo e região neste final de semana


O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT) realizará série de agendas em Passo Fundo e região neste sábado (28) e neste domingo (29). Às 9h30min, ele participa do Encontro Municipal do PT em Passo Fundo, que acontece na Câmara de Vereadores e contará com a presença do prefeito Airton Dipp e do vice Rene Cecconello, além dos pré-candidatos do PT a vereador e lideranças políticas locais.
Depois do encontro partidário em Passo Fundo, Valdeci vai a Marau participar da festa de 25 anos do PT local, no CTG Sentinelas do Pago. À tarde, ele visitará as obras de revitalização da Av. Júlio Borella. Na sequência, Valdeci visita Vila Maria, Nova Alvorada e Camargo onde faz reuniões com lideranças do partido e a militantes.
No domingo (29), às 9h, estará em Casca na Plenária do PT da região da Encosta Superior do Nordeste, que acontece na Câmara de Vereadores. “Todas lideranças do PT no Estado estão convocadas para apoiar as candidaturas e as campanhas a vereador e a prefeito do partido. Nos vamos cumprir esta missão com muita honra. A região Norte é muito importante para o Rio Grande e para o PT. Por isso, vamos mobilizar muito a nossa militância para sair as ruas, destacar as ações dos governos Dilma e Tarso e conquistar vitórias”, diz Valdeci.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Marcha da Quarta Colônia acontece em junho

        As lideranças da região Central do Estado já começaram os preparativos para realização da 7ª Marcha de Vereadores da Quarta Colônia de Imigração Italiana e Alemã, que acontece anualmente em Porto Alegre. Na manhã desta quarta (25), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) recebeu no seu gabinete o presidente da Câmara de Nova Palma, Jossandro Marion, e o vereador João Alberto Ghisleni para tratar da organização d a atividade  . Ficou acertado na reunião que a marcha ocorrerá no dia 8 de junho, no Plenarinho da Assembleia, a partir das 9h.  
 No próximo dia 3 de maio, Valdeci irá a Nova Palma  em  uma reunião ampliada, para a qual serão convidados todos vereadores e também lideranças da região, onde se  definirão os temas prioritários e os detalhes da mobilização. Conforme o deputado, a partir das prioridades levantadas, serão convidados secretários e representantes do governo do Estado para participarem.  “A marcha sempre encaminha conquistas para a região justamente por ser uma ação coletiva e pluripartidária. A marcha não é contra ninguém, é a favor da Quarta Colônia”, assinalou Valdeci.  

terça-feira, 24 de abril de 2012

Aprovado projeto que amplia gestão democrática nas escolas


Por 38 votos a 12, os deputados estaduais aprovaram, na sessão desta terça (24) da Assembleia Legislativa, o projeto de lei de autoria do Executivo que amplia a participação da comunidade na administração das escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Conforme o líder do governo, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o projeto aprovado consolida e fortalece a Lei de Gestão Democrática do Ensino Público, aprovada pelo Parlamento em 1995. Entre as principais alterações aprovadas pelo projeto de lei encaminhado pelo governo do Estado, estão a eleição por chapa de diretor e vice-diretor nas escolas, a limitação da reeleição de diretores a uma recondução sucessiva e a proporcionalidade no voto dos pais e alunos com o dos professores e funcionários nos pleito das escolas.  O projeto também reforça o Conselho Escolar das instituições, que passa a ser responsável também pela administração das escolas junto com diretores e vices. “A democratização na gestão escolar é um caminho irreversível porque a sociedade exige transparência e participação na condução das nossas escolas. Isto traz melhorias e mais qualidade no processo do ensino gaúcho”, ressaltou.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Valdeci recebe diploma de colaborador emérito do Exército

Nesta quinta-feira (19), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) recebeu do Comandante Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar Goellner, o Diploma de Colaborador Emérito do Exército. A premiação ocorreu em solenidade alusiva aos 364 anos do Exército Brasileiro, ocorrida no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre. A data marca o aniversário da 1ª Batalha de Guararapes, travada em Pernambuco em 1648, quando pela primeira vez negros, brancos e índios se uniram para expulsar os holandeses do nordeste do Brasil.

Valdeci, que ficou honrado com a premiação, destacou a importância da integração do Exército Brasileiro com a sociedade. “Os militares brasileiros atuam em todo o país, realizando ações de cunho social, principalmente nas regiões mais afastadas. São os responsáveis pela defesa e soberania nacional”, destaca.

Valdeci também recebe homenagem da Brigada Militar

Na mesma semana, na quarta-feira (18), Valdeci recebeu a medalha Serviços Distintos da Brigada Militar do Comando-Geral da BM. A distinção foi entregue em ato alusivo ao dia de Tiradentes, patrono da Brigada Militar.

Estado garante reformas em escolas de Caçapava do Sul

Começou na segunda-feira (16) a reforma da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção, em Caçapava do Sul. Reivindicação da comunidade, a escola já tinha o projeto aprovado e aguardava autorização para iniciar os reparos.

O contrato para as obras foi assinado pelo engenheiro da 27ª Coordenadoria Regional de Obras, Robinson Blatt de Oliveira, a equipe diretiva da escola e dois representantes da empresa licitada Porto Redes Ltda. A obra envolve instalação hidráulica, manutenção do telhado, rede elétrica, reforma de portas e janelas do prédio principal, refeitório e pintura geral no prédio 2. 

Valdeci comemorou o anúncio. “O governo gaúcho tem trabalhado muito para garantir melhores condições nas escolas do Estado e muitas obras que estavam emperradas há muito tempo estão saindo do papel”, ressaltou. 

No dia 13 de março, o vereador de Caçapava do Sul, Paulo Sergio Dutra Ferreira (PT), esteve no gabinete de Valdeci pedindo apoio para garantir melhorias para escolas estaduais do município. Na ocasião foi confirmado que a Escola Estadual Professora Gladi Machado Garcia foi incluída no Plano de Necessidades de Obras (PNO) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Valdeci também se comprometeu a encaminhar a demanda da escola Nossa Senhora da Assunção à Secretaria de Educação. O resultado foi a liberação para o início das obras.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Avança mobilização pela estrada Passo do Sobrado-Santa Cruz

 Cerca de 100 pessoas participaram da audiência pública promovida, nesta sexta (13), pela comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa em Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, e que debateu a infraestrutura regional.Pauta principal da audiência, a mobilização pela construção de uma nova estrada interligando Passo do Sobrado ao Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, via RS 405, ganhou força. O proponente da audiência, deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia, disse que a demanda é regional. " É um projeto que beneficia todo o Vale do Rio Pardo e que desafoga a RST 287", disse.  Os deputados Heitor Schuch (PSB)  e Marcelo Moraes (PTB), que presidiu a audiência, também reforçaram o apoio à obra. A presidente do Corede do Vale do Rio Pardo, Mariza Christoff, pediu união de todos deputados em nome da viabilização do projeto.

Após a manifestação do público presente, o deputado Valdeci e o prefeito Caio Baierle fecharam a audiência anunciando os encaminhamentos. Valdeci disse que o próximo passo será formar uma comissão regional do Vale do Rio Pardo, integrada por prefeitos, vereadores e lideranças locais, e agendar uma reunião do grupo, em Porto Alegre, com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e a direção geral do DAER. "O fundamental agora é abrir o processo de estudos e levantamentos técnicos para definir o traçado e o projeto da obra. Depois vamos juntos em busca dos recursos necessários", disse Valdeci. O deputado esclareceu à comunidade que os avanços têm de ocorrer de forma gradual e sem ilusões. "Ninguém veio aqui dizer que a obra começará semana que vem. Sabemos que a prioridade no Estado é a pavimentação dos acessos municipais. Mas a obra aqui tem impacto regional e apoio de todas lideranças e da comunidade. Por isso temos que buscar viabilizá-la", concluiu.

O prefeito Baierle disse que a audiência pública encerrou um processo de discussão local e regional que acontece desde 2010. "O consenso da importância da estrada está estabelecido. Agora vamos articular a efetiva realização do projeto de forma coletiva e com auxílio de todas as forças políticas", afirmou.

Valdeci destaca números do Minha Casa, Minha Vida


Nesta quinta-feira (12), a presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou a ampliação do número de unidades habitacionais construídas até 2014 pelo programa Minha Casa, Minha Vida 2. No total serão 3.484 residências construídas com recursos federais. Na segunda etapa do programa, os projetos serão destinados exclusivamente aos municípios de até 50 mil habitantes.
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) confirma que somente na região Central do Estado serão construídas 515 unidades, contemplando os municípios de São Pedro do Sul, São Francisco de Assis, Restinga Seca, São Sepé, Unistalda, Tupanciretã, Mata, Jari, Júlio de Castilho, Capão do Cipó, Caçapava do Sul, Cacequi e Dilermando de Aguiar. Em média, serão construídas 37 unidades em cada município. Na Fronteira Oeste, serão construídas 180 residências nos municípios de Rosário, Barra Quaraí, Quaraí e Itaqui. Nas Missões, 80 residências em Bossoroca, Eugênio de Castro, Pirapó, Santo Antônio das Missões e São Nicolau. Na Centro-Serra, serão 120 unidades em Lagoão, Arroio do Tigre, e Salto do Jacuí.
Valdeci destaca a importância do programa, que comprova a visão do governo que trabalha preocupado em dar melhores condições de vida aos que mais necessitam. “Onde tem casa, a pobreza não entra. A presidenta Dilma sabe disso e pratica isso no seu governo. No governo da presidenta Dilma quem não tiver casa, vai ter todas as condições de conquistar a sua", disse Valdeci.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Parlamento Gaúcho em Santa Maria para discutir SAMU

Na próxima segunda-feira (16), em Santa Maria, ocorre a audiência pública que vai debater a descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Essa é uma atividade da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, proposta pelos deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB). 

A audiência ocorrerá às 10h, no salão de eventos do Colégio Marista Santa Maria, localizado na Rua Mal. Floriano, 1217, centro de SM. Devem participar representantes da secretaria e conselhos estaduais de Saúde, responsáveis pelo Programa Samu/RS, prefeituras da região e Simers.


Líder do governo discute planejamento da UERGS com reitor


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) visitou, nesta quinta-feira (12), o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fernando Martins. Valdeci colocou seu mandato à disposição da Universidade e reafirmou uma de suas bandeiras no Parlamento, que é trabalhar para fortalecer a Uergs e a educação no Estado. 

Valdeci e o reitor também discutiram a ampliação da Universidade para outras regiões do estado. O reitor destacou que a expansão dos campi e a oferta de cursos está nas metas da instituição após o processo de resgate e qualificação das unidades já existentes. "Nesse primeiro momento temos que nos focar em resolver os problemas emergenciais e dar melhores condições ao que já está em funcionamento. A partir daí, e com um repasse maior de recursos, poderemos viabilizar a ampliação”, concluiu.

O líder do governo disse que vai acompanhar permanente a recuperação da Uergs e o processo de expansão. “A Uergs tem um papel fundamental no ensino superior gaúcho, mas temos um longo caminho pela frente para tirá-la do sucateamento imposto pelo governo anterior. O primeiro passo já foi dado com a aprovação do Plano de Carreira dos Servidores, no mês de março”, afirmou.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Valdeci saúda novos diretores da Federasul


O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), recebeu a visita, na tarde desta quarta (11), do recém eleito diretor da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), o advogado e empresário santa-mariense Ricardo Blattes. Além de informar o deputado da função que ocupará junto com o presidente eleito da entidade, Ricardo Russowsky, Blattes convidou Valdeci para participar da posse da nova diretoria da Federasul, que está marcada para o próximo dia 7 de maio em Porto Alegre.
Além dele, outros empresários de Santa Maria passam a ocupar funções estratégicas da entidade estadual: Alexandre Lima, diretor do grupo Apul de Santa Maria, assumiu a função de vice-presidente regional da Federasul, e Ademir da Costa, vice-presidente da Cacism e diretor da Michelle Decorações, será diretor regional. Também assumem como diretores regionais  Elton Doeler, presidente do Centro Empresarial de Santiago e diretor do Grupo Felice, e José Luis Cargnelutti, presidente da Associação Comercial e Industrial de Júlio de Castilhos. “Importante para Santa Maria e para a região ter lideranças locais com reconhecida capacidade de trabalho no segmento empresarial em posições estaduais e regionais de destaque numa entidade como a Federasul, que congrega nada menos que 230 associações empresariais e 40 mil empresas gaúchas”, disse Valdeci.

Valdeci: governo garante recursos e política de Estado para parques tecnológicos

Parte integrante da nova política industrial do Rio Grande do Sul, lançado no final do mês passado pelo governo do Estado, os programas de apoio aos parques tecnológicos e polos de inovação gaúchos ganharam impulso, nesta quarta (11).
 
Em solenidade no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro e o secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado, Cleber Prodanov, assinaram o lançamento dos editais que garantem investimentos de R$ 29 milhões nos dois programas. Do total, R$ 17 milhões serão destinados aos 23 polos de inovação e R$ 12 milhões aos 15 parques tecnológicos gaúchos que tiverem projetos adequados aos editais. Dos 15 parques, três se encontram em operação – em São Leopoldo, Porto Alegre e Campo Bom - e outros 12 estão em processo de implantação nas cidades de Santa Maria, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Erechim, Bom Princípio, Porto Alegre (UFRGS), Rio Grande, Pelotas, Alegrete, Canoas (Ulbra) e Canoas (Prefeitura Municipal). “Até 2014, vamos investir cerca de R$ 50 milhões nos parques tecnológicos do Estado. A tecnologia está sendo integrada à matriz industrial do Estado”, disse Prodanov.
 
O governador Tarso lembrou da reestruturação feita na Secretaria de Ciência de Tecnologia que ganhou reforço de estrutura, pessoal e de orçamento e afirmou que a tecnologia é um pilar para o programa de desenvolvimento do Estado. “Não se tem mais progresso sem o apoio da inovação e da tecnologia”, destacou. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira destacou que o dia de hoje marcou o lançamento de uma política de Estado para área da tecnologia que era a principal reivindicação do setor. “Depois dessas iniciativas, o Rio Grande do Sul trilha um caminha irreversível de apoio ao setor da tecnologia. Nenhum governador que assumir daqui pra frente vai poder secundarizar isso”, disse ele.

Líder do governo visita Vale Verde

Está confirmada para esta quinta-feira (12) a visita do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), ao município de Vale Verde. O deputado, que é líder do governo na Assembleia, será recebido, às 17h, pelo prefeito do município, Emir Rosa da Silva. O convite para a visita ocorreu na última semana quando o prefeito esteve em Porto Alegre no gabinete parlamentar tratando de projetos e ações para o município. "Nossa atividade na liderança exige que conheçamos de perto a realidade e os problemas que atingem os pequenos municípios gaúchos. Por isso, é importante esta visita e o diálogo com o prefeito", disse Valdeci.

Audiência proposta por Valdeci acontece em Passo do Sobrado nesta sexta

A construção de uma nova ligação com o vizinho município de Santa Cruz do Sul será a pauta da audiência pública que acontece  nesta sexta (13), às 11h, no salão paroquial de Passo do Sobrado. A audiência será promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa e tem como proponente o líder do governo no Parlamento, deputado Valdeci Oliveira (PT). A nova estrada interligaria Passo do Sobrado ao Distrito Industrial de Santa Cruz via ERS 405.

Conforme Valdeci, estarão presentes prefeitos e vereadores, representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística e do Daer e a comunidade regional. “Esta obra é uma ação que beneficia toda uma região e é uma demanda consensual da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo”, diz Valdeci.

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Cássia Carpes (PTB), também deverá estar presente na atividade

terça-feira, 10 de abril de 2012

Valdeci destaca inclusão do EFIPAN no calendário oficial do RS

Celeiro de diversos craques que hoje brilham no futebol brasileiro e mundial, o Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN) faz parte agora do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul. Por unanimidade, na sessão desta terça (10),  os deputados estaduais gaúchos aprovaram o projeto de lei que inclui o torneio na categoria dos principais eventos gaúchos. Elaborado pelo líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira (PT), em parceria com o deputado Adão Villaverde (PT),  o projeto fortalece ainda mais a competição realizada anualmente em Alegrete desde 1980 e que já registra 32 edições. “A inclusão no calendário do Estado dá mais vigor e mais condições do EFIPAN conquistar apoiadores e patrocinadores para cada vez mais crescer e revelar novos talentos”, destaca Valdeci.
Valdeci explica que como o deputado Adão Villaverde, natural de Alegrete, era presidente da Assembleia em 2011, não havia possibilidade dele subscrever projetos na época. Por isso, assumiu a autoria da proposta, elaborada em parceria com o colega. “Fiquei muito contente em apresentar este projeto de forma solidária com o amigo e colega Villaverde, que é um grande batalhador deste evento”, ressaltou.
Para Villaverde, o apoio unânime ao projeto demonstra a importância que o EFIPAN tem para o Estado. “O Efipan deixou de ser um evento de relevância só local e regional para ser um instrumento de valorização do esporte do Rio Grande. É mais um estímulo para este torneio que orgulha todos alegretenses. Eu e o Valdeci tivemos a honra de sermos os promotores desta iniciativa que, como se viu no plenário, tem o aval de todos deputados estaduais”, destacou.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

R$ 1 bilhão para o Rio Grande a caminho

R$ 1 bilhão para o Rio Grande a caminho. Acessos municipais contemplados, lembra Valdeci

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), disse, no começo da tarde desta quinta (5), que  o Rio Grande do Sul recebeu uma grande notícia na véspera da Páscoa 2012. O financiamento de R$ 1,08 bilhão pleiteado pelo Rio Grande do Sul junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebeu aval final do Ministério da Fazenda e será assinado nos próximos dias. Entre os projetos beneficiados com os recursos está o asfaltamento de 77 dos 104 acessos municipais de chão batido ainda existentes no Estado.
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu a informação ao governador Tarso Genro, na noite de quarta-feira (04), por telefone. A aprovação  da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) era a última etapa antes da assinatura do contrato. No início da próxima semana, o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), João Motta, irá ao Rio de Janeiro, sede do BNDES, junto com uma equipe técnica do Estado, para definir a data de assinatura do financiamento com o banco. Os recursos que serão investidos no Rio Grande do Sul chegam, no total, a R$ 1,2 bilhão, incluindo a contrapartida do Estado, que será de R$ 120.633.800,00. Uma vantagem obtida pelo RS na operação de crédito é a ampliação de prazo para amortização, que passou de dez para 15 anos.
O titular da Seplag não escondeu a emoção com a notícia. "Este é um financiamento fundamental para recuperar a capacidade de investimento do Rio Grande do Sul. É uma grande conquista para o Estado, e nos sentimos recompensados por encaminhar a viabilidade desta operação. A dedicação de todos servidores da Seplag foi fundamental", afirmou Motta.
Para Valdeci, o Rio Grande do Sul experimentará uma novo salto de crescimento com o financiamento do Banco Mundial. “Uma das primeiras ações do governador Tarso quando sentou na cadeira de governador foi encaminhar este pedido de financiamento. Foi um árduo trabalho capitaneado pelo secretário João Motta e sua equipe que agora terá resultados concretos”, enfatizou.
O deputado destacou que o financiamento do BNDES representa uma “pá de cal“ no déficit asfáltico do Estado. “O Rio Grande ainda conta 104 município sem acesso asfalto. Isto é uma lástima e uma trava para o desenvolvimento. Desse total, 77 serão contemplados com obras pelo financiamento do BNDES. E o restante também será concluído ou começado no governo Tarso com outras fontes de financiamento. Será o fim da poeira no Rio Grande”, disparou o deputado.
Entre os 77 acessos contemplados no projeto do BNDES estão obras na região da Quarta Colônia como a ERS 149, entre Pinhal Grande e Nova Palma, e a ERS 348, entre Ivorá e São João do Polêsine.


Financiamento BNDES
BNDES: R$ 1.085.704.200,00
Contrapartida do Estado: R$ 120.633.800,00
Total: R$ 1 bilhão 206 milhões 338 mil reais

Descrição dos Projetos

Apoio ao desenvolvimento do setor privado e da inovação tecnológica R$ - 141.300.000
Melhorias em transportes - R$ 550.000.000
Apoio à modernização do sistema produtivo rural - R$ 122.400.000
Habitação para grupos de baixa renda  - R$ 84.600.000
Qualificação da segurança pública - R$ 98.404.200
Ampliação do crédito para municípios e empresas - R$ 89.000.000
TOTAL1.085.704.200
 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Saneamento para todos: Valdeci presente no lançamento do Plano de Investimentos

Na manhã desta quarta-feira (4), o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), acompanhou, junto com o governador Tarso Genro, o lançamento do Plano Estadual de Investimentos em Saneamento, no Palácio Piratini. Na ocasião, foram anunciados R$ 2,8 bilhões para mais de 300 obras em todo o RS que devem beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas. 

Conforme o presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Arnaldo Dutra, os recursos para as obras são oriundos dos PAC I e II e da captação da própria Corsan. Também foi destacada a previsão do Rio Grande do Sul de dobrar a capacidade de tratamento de esgoto até 2015. “Para ressaltar a importância do anúncio eu cito o ex-presidente Lula que sempre frisou que tratamento de esgoto no Brasil é uma questão de reparação”, afirmou.
Valdeci destacou os benefícios que o plano de investimento vai trazer para o Estado. “Saneamento é uma questão de saúde. Melhorar as condições sanitárias no RS é melhorar a qualidade de vida de todos os gaúchos”, concluiu. 

No ato, o governador Tarso Genro assinou o decreto que cria o Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN)Em seu discurso, Tarso falou do esforço do governo gaúcho para viabilizar os recursos. “Aumentar arrecadação sem aumentar impostos e captar recursos em instituições externas são estratégias do RS para os investimentos. Nossa visão é de desenvolvimento inclusivo que começa de baixo para cima”.
Também estavam presentes o vice-governador, Beto Grill; o secretário da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marcel Frison; parlamentares e prefeitos gaúchos.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Aprovado benefício a pequenos agricultores atingidos pela estiagem

O deputado Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia, saudou a aprovação, na sessão desta terça (3), do projeto de lei que prevê a anistia aos pequenos produtores de milho do Estado atingidos pelos efeitos da estiagem. O projeto foi aprovado por unanimidade no Parlamento e beneficia diretamente 210 mil agricultores de diversas regiões do Estado que fizeram operações no Programa Troca-Troca de Sementes de Milho nos planos Safra 2011/2012, Safrinha 2011/2012 e Safrinha Emergencial 2011/2012.

Conforme Valdeci, 100% dos agricultores que tiveram perdas nos municípios que decretaram situação de emergência serão beneficiados.   A anistia totaliza R$ 33 milhões. “O governo do Estado demonstra sensibilidade e respeito com pequenos agricultores que desse modo reduzem seu endividamento e ganham condições de retomarem sua produção. Isto é positivo para todo Rio Grande”, destaca.

Também serão contemplados pela proposta aprovada os agricultores que residem em municípios que não decretaram situação de emergência, mas que tiveram perdas nas lavouras superiores a 30% da sua produção comprovadas pela Emater.

Nas Missões, líder do governo visita hospital e debate eleições


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa, fez roteiro na região das Missões no último final de semana. Acompanhado de lideranças do PT regional, o deputado realizou agendas em Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga e Bossoroca no domingo (1). Em Santo Antônio, junto com o vereador Sérgio Araújo (PT), Valdeci visitou o Hospital São Francisco e conversou com o coordenador da instituição, o médico Eduardo Jaques. Valdeci se comprometeu em levar a reivindicação do credenciamento do Hospital junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a Secretaria Estadual de Saúde após o feriado da Páscoa. “O hospital tem todas condições para isso e pode prestar um serviço ainda mais qualificado para a população local”, ressaltou.

Também em Santo Antônio das Missões, no domingo de manhã, Valdeci fez uma reunião com a Associação de Moradores do Bairro Daer, que apresentaram reivindicações. Na sequência, em São Luiz Gonzaga, o deputado participou de reunião com militantes do PT de São Luiz Gonzaga junto com o dirigente do partido Jarcedi Terra. Na última agenda nas Missões, em Bossoroca participou de reunião com lideranças do PT, PDT, PMDB, PSB e PTB para discutir as eleições 2012. “Estamos sempre atento as questões administrativas e políticas da região das Missões e prontos para fazer a interlocução das reivindicações locais e regionais com o governo do Estado”, destacou o deputado.

Pequenos agricultores atingidos pela estiagem ganham anistia do Estado

Conforme Valdeci, 100% dos agricultores que tiveram perdas nos municípios que decretaram situação de emergência serão beneficiados.   A anistia totaliza R$ 33 milhões. “O governo do Estado demonstra sensibilidade e respeito com pequenos agricultores que desse modo reduzem seu endividamento e ganham condições de retomarem sua produção. Isto é positivo para todo Estado”, destaca.
 
O deputado Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia Legislativa, saudou a aprovação, na sessão desta terça (3), do projeto de lei que prevê a anistia aos pequenos produtores de milho do Estado atingidos pelos efeitos da estiagem. O projeto foi aprovado por unanimidade no Parlamento e beneficia diretamente 210 mil agricultores de diversas regiões do Estado que fizeram operações do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho nos planos Safra 2011/2012, Safrinha 2011/2012 e Safrinha Emergencial 2011/2012. 
 
Também serão contemplados pela proposta aprovada os agricultores que residem em municípios que não decretaram situação de emergência, mas que tiveram perdas nas lavouras superiores a 30% da sua produção comprovadas pela Emater.