segunda-feira, 30 de julho de 2012

Defesa Civil lança campanha SOS Santa Bárbara do Sul, destaca Valdeci


A Defesa Civil do Estado lançou a campanha SOS Santa Bárbara, em auxílio às comunidades do município atingidas pelos ventos de mais 100 km/h no último sábado (28), por volta das 21h45. Os donativos, principalmente cobertores, colchões e material de higiene, devem ser entregues na Central de Doações localizada no Centro Administrativo do Estado, na Capital, das 8h às 18h30, inclusive aos fins de semana. Recursos financeiros podem ser depositados na conta do Fundo Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Santa Bárbara do Sul (PMSBS) no Banrisul - Agência 0341, Conta Corrente nº 0401084200.

Apesar das 120 residências danificadas e das 20 casas completamente destruídas, não há pessoas desalojadas em Santa Bárbara do Sul, no Noroeste do Estado, informa a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Os ventos foram superiores a 100 km/h, mas não há, até o momento, a confirmação de que tenha sido um tornado, embora as características do ocorrido levam a acreditar que sim. No total, 4 mil pessoas foram atingidas.

De acordo com o chefe da Defesa Civil estadual, coronel Oscar Moiano, o órgão reforça o trabalho da prefeitura na distribuição de alimentos e colocação de lonas na cobertura das casas destelhadas. Todas as famílias atingidas estão sendo cadastradas e a Regional da Defesa Civil de Santo Ângelo montou uma Sala de Gerenciamento de Crise no gabinete do prefeito municipal, Mario Roberto Utzig Filho.

Os técnicos da Defesa Civil do Estado também concentram os esforços na finalização do relatório, junto com engenheiros e arquitetos do município, para que as casas sejam reconstruídas o mais rápido possível. O relatório, tecnicamente conhecido como Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), tem de ser assinado pelo governador Tarso Genro, para depois ser homologado em Brasília, junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil, no Ministério da Integração Nacional.

Somente a partir dessa homologação, cujo processo pode levar até 20 dias, é que o município pode obter o decreto de situação de emergência e assim receber recursos federais. "Estamos trabalhando para reduzir esse prazo para 48 horas e assim começar a recuperação dos prejuízos o mais rápido possível", afirma o chefe da Defesa Civil Estadual. O relatório deve ser encaminhado para a assinatura do governador até a próxima quarta-feira (1º de agosto). “Foi um incidente lamentável, que causou muitos danos, mas que felizmente não ceifou vidas. O governo do Estado age prontamente no atendimento desta demanda”, disse Valdeci.
(Texto: Daiane Roldão, Secretaria Estadual de Comunicação, e Tiago Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário