quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Valdeci em dez municípios


A região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e Alemã será o ponto de partida do roteiro do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS) neste final de semana. São João do Polesine, Faxinal do Soturno, Nova Palma e Ivorá serão as primeiras das dez cidades onde o petista cumprirá agenda a partir desta sexta (25). Ainda na sexta Valdeci também estará em São Pedro do Sul. Já no sábado (26) o deputado santa-mariense visitará Santiago e Capão do Cipó. No domingo (27) Valdeci comparece em compromissos nos municípios de Unistalda e Itacurubi. Além destas cidades, o deputado despachará em seu escritório regional em Santa Maria na segunda-feira (28): "Serão agendas importantes com prefeitos, vereadores e lideranças locais. O deputado tem que estar sempre próximo às comunidades e o nosso mandato estará sempre muito atento a isso", disse Valdeci.

Valdeci destaca reajuste do mínimo regional


Acostumado a participar de inúmeras negociações salariais no tempo que foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Maria e membro da direção
da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), o deputado estadual Valdeci Oliveira comemorou o reajuste concedido pelo Governador Tarso Genro no salário mínimo regional. O índice confirmado de 11,6% é o maior já dado desde que o mínimo regional foi criado em 2001.
Valdeci acredita que o reajuste foi o primeiro passo do governo do estado para reforçar sua meta de valorizar os trabalhadores, assim como, cumprir o objetivo de recuperar o piso regional. O petista também afirma que o reajuste fortalecerá o mercado interno: “ Foi uma vitória dos trabalhadores gaúchos e do governo. O governador Tarso Genro sinaliza para uma valorização gradual do mínimo regional durante a sua gestão, o que é melhor ainda porque confere responsabilidade e planejamento a esta negociação,” declarou o deputado.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Valdeci propõe audiência sobre agentes de saúde


A Comissão de Saúde e Meio-Ambiente da Assembleia Legistiva realizou, na manhã desta quarta(23), a sua primeira reunão de 2011. Membro da comissão, o deputado estadual Valdeci Oliveira esteve presente em toda a atividade.
No primeiro encontro, foram solicitadas a realização de uma série de audiências públicas sobre temas relativos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado santa-mariense pediu que a Comissão de Saúde, presidida pela deputada Marisa Formolo, promova audiência pública para debater a situação dos agentes de saúde dos municípios gaúchos. Segundo o petista, mais de oito mil profissionais estão hoje com os cargos ameaçados e muitos já foram demitidos em virtude dos cargos terem contratos temporários: " São agentes essenciais na execução do PSF. Eles atuam de casa em casa por todo o Estado e são fundamentais para prevenir doenças e dessa forma evitar a hospitalização desnecessária de pacientes", ressaltou Valdeci. Conforme o deputado, inúmeros profissionais já procuraram seu gabinete em Porto Alegre e também em Santa Maria para tratar do tema. " Eles estão muito preocupados e a sociedade deve estar também preocupada porque todos perdem com a saída deles. Não podemos aceitar isso". O deputado Valdeci encaminhará a Comissão de Saúde e Meio Ambiente um memorando solicitando a audiência. O documento será avaliado nas próximas reuniões da comissão.
Além da situação dos agentes, foi reivindicada pelos demais deputados membros da comissão a realização de audiências públicas sobre o projeto do Executivo que institui o Programa Casas de Solidariedade e a situação dos profissionais contratados pela Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia (Fugast). (texto e foto: Rita Barchet)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Valdeci e Beto Albuquerque discutem obras para Região Central


A região Central do Estado vai receber obras de infra-estrutura bastante aguardadas pela população local. A confirmação veio depois de uma audiência do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS) com o secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, na manhã desta sexta (18). O deputado santa-mariense solicitou a audiência discutir o asfaltamento de estradas da região.
Segundo secretário, o Governo Estadual irá aplicar mais de R$ 200 milhões na conclusão de acessos asfálticos e em obras em andamento, além de duplicação de rodovias, em todo o Rio Grande do Sul. Entre os projetos contemplados está o asfaltamento da RS- 348 que liga Val de Serra à Ivorá. "Esta obra é muito aguardada pela população de Ivorá, que hoje tem um acesso extremamente precário. O Prefeito Fernando Marin vem batalhando há muito tempo por esta conquista e agora ela está mais perto", comemorou Valdeci.

São Martinho da Serra
Outro tema da reunião foi o asfaltamento da estrada que liga Santa Maria ao município de São Martinho da Serra, também uma reivindicação antiga da comunidade. Um trecho da obra já foi executada durante a gestão de Valdeci Oliveira como prefeito de Santa Maria. O deputado estadual falou ao secretário Beto Albuquerque que o atual projeto da obra não está de acordo com as demandas do município. Segundo o petista, os moradores locais querem que a estrada passe pela parte histórica da cidade, mas, pelo projeto a obra passaria por dentro de uma área ambiental. A comunidade de Santa Terezinha umas das maiores do município, também ficaria excluído pelo projeto original. Beto Albuquerque afirmou que a prioridade neste tipo de obra é a produção e o contentamento das necessidades da população. Valdeci disse ao secretário que irá trazer a comissão de São Martinho para uma audiência na secretaria de Infraestrutura ainda no mês de fevereiro: “É preciso executar esta obra com responsabilidade, passo a passo e com projeto bem acertado. O Secretário Beto Albuquerque e o Governo do Estado estão sensíveis a isso, o que é muito importante", disse o deputado que agora vai agenda o encontro da comitiva da cidade com o secretário.(Texto e foto: Rita Barchet)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Valdeci representa a presidência da Assembleia na posse do Secretário Adjunto da Segurança Pública do RS


O deputado Valdeci Oliveira ( PT – RS) representou a presidência da Assembleia durante a solenidade de posse do Secretário Adjunto da Segurança Pública do RS, que ocorreu nesta quarta (16), no Auditório do Instituto-Geral de Perícias. Juarez Pinheiro assume o cargo e sob orientação do governador do Estado e do secretário da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, buscando qualificar a integração entre as polícias e apoiar a organização do Programa Estadual de Segurança com Cidadania (Proesci). O secretário adjunto pretende trabalhar para diminuir os índices de violência e criminalidade no Estado e enfrentar os problemas que impedem a conclusão dos inquéritos policiais, além de apoiar as atividades de perícia. (texto e foto: Rita Barchet)

Valdeci participa e comemora a conquista dos agentes penitenciários


Depois de cinco anos de espera, os 309 agentes penitenciários aprovados no concurso da público da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em 2006, finalmente serão nomeados e poderão tomar posse de seus cargos. Em vigília desde o início da manhã da última terça (15), os agentes comemoram ao ver o deputado Valdeci Oliveira (PT – RS) sair do Palácio Piratini erguendo o braço em sinal de positivo.
A comissão de agentes penitenciários, através do agente Paulo Brites, solicitou ao deputado Valdeci que ele intercedesse junto ao governo Tarso pela agilidade do processo na nomeação dos aprovados no concurso de 2006: “muitos de nós pediram demissão dos seus empregos acreditando que iriam assumir seus cargos no tempo certo. São 300 famílias que dependem dessa decisão”, declarou Brites.
Na tarde de ontem o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, se reuniu com a comissão dos concursados, o Sindicato dos Agentes, Monitores e Auxiliares de Serviços Penitenciários (Amapergs) e deputados apoiadores para anunciar o parecer favorável do governo do Estado. Ao saber da decisão o deputado Valdeci Oliveira saiu do Piratini e ergueu o braço em sinal de positivo, anunciando a boa notícia para os agentes que aguardavam do lado de fora. Os concursados comemoram e agradeceram o empenho do deputado, que afirmou estar satisfeito com a decisão: “esse é o resultado de uma questão de justiça e um sinal que mostra para quem o governo irá governar,” declarou emocionado em meio aos manifestantes.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Valdeci acompanha prefeito de Passo do Sobrado em audiência com secretário de agricultura


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT – RS) mais uma vez foi intermediário entre os municípios gaúchos e o governo do estado. Desta vez o deputado petista participou da audiência, realizada nesta terça (15) , entre o prefeito de Passo do Sobrado, Caio Baierle, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.
Baierle solicitou ao gabinete de Valdeci a agenda com o secretário Mainardi para tratar da aquisição de maquinários agrícolas através do Programa Consulta Popular. Valdeci explicou ao secretário de Agricultura que o município, com base econômica fumageira, precisa das máquinas para realizar o trabalho de acesso à propriedades, melhorando assim o escoamento da produção. Durante a audiência o prefeito de Passo do Sobrado recebeu a boa notícia que seu município entrará no orçamento de 2011 da secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Valdeci comemorou o fato e afirmou mais uma vez que seu gabinete sempre estará aberto aos municípios gaúchos de todas as regiões. (Texto e foto: Rita Barchet)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valdeci fará intermédio entre UFSM e o governo do Estado


O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Müller, recebeu na manhã desta segunda (14) o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS). Valdeci, além de fazer uma visita de cortesia, colocou o seu gabinete a disposição da instituição. Müller aproveitou a presença do deputado santa-mariense e solicitou uma agenda com o Governador Tarso Genro para tratar de assuntos relacionados à UFSM. O ex - prefeito Santa Maria se comprometeu fazer o intermédio para o agendamento da audiência e disse que até o final da tarde dará uma resposta ao reitor. (Texto: Rita Barchet Foto: Christiano Ercolani)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Valdeci faz seu primeiro pronunciamento no Parlamento




O deputado estadual Valdeci Oliveira ( PT- RS) fez nesta quinta (10) seu primeiro pronunciamento na Assembléia Legislativa. Durante sua fala, que ocorreu na sessão plenária do Parlamento, Valdeci agradeceu os mais de 64 mil votos que fez no estado e destacou que foi o 10º deputado mais votado do Rio Grande do Sul e o 4º em número de votos pelo Partido dos Trabalhadores .
Valdeci iniciou seu discurso declarando que seu mandato será universal e dedicado aos grandes temas do Estado. Mesmo reafirmando seu apoio aos governos Tarso e Dilma, o deputado petista fez questão de destacar que não realizará um debate político míope ou prepotente. Valdeci falou que manterá a postura praticada nos seus mais de 20 anos como homem público e que os demais deputados não devem esperar de seu mandato pirotecnia ou iniciativas que visem apenas o jogo de cena ou o jogo para torcida. O deputado ressaltou que seu gabinete estará sempre de portas abertas a todos os gaúchos independente de movimentos, classe, cor e credo. Em relação a oposição, Valdeci Oliveira disse que está disposto a sempre manter o diálogo aberto e a defesa das suas ideias. O aniversário de 31 anos do Partido dos Trabalhadores não ficou de fora do pronunciamento de Valdeci, que afirmou ter orgulho de ser um membro PT e relembrou a história do partido e antigos companheiros, como o falecido deputado Adão Pretto.
O deputado santa-mariense expressou seu carinho e gratidão pela cidade onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos. Valdeci declarou que além da sua família e amigos, ele tem uma grande base em Santa Maria, cidade onde fez a maior votação da história de um candidato a deputado estadual, com 46 mil votos. E reafirmou que será um lutador das causas da cidade e da Região Central. O deputado encerrou seu pronunciamento relembrando as palavras sempre citadas por sua amiga e companheira na luta pela economia solidária, irmã Lourdes Dill: “gente pequena, fazendo coisas pequenas, em lugares pequenos, transformarão o mundo” declarou. (Texto: Rita Barchet Foto: Christiano Ercolani)

Valdeci Oliveira integra cinco comissões parlamentares permanentes


O deputado Valdeci Oliveira (PT-RS) faz parte de cinco comissões permanentes da Assembleia Legislativa gaúcha. A escolha dos titulares e suplentes das diferentes comissões foi realizada na última terça-feira (8).
Valdeci atuará como titular na comissão de Assuntos Municipais e na comissão Saúde e Meio Ambiente. Na primeira o deputado tratará, juntamente com os demais membros e entidade ligadas ao tema, do desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul, procurando potencializar as características favoráveis de cada um para seu crescimento e melhoria na qualidade de vida da sua população. Os processos de emancipação, anexação e alterações territoriais serão discutidos e encaminhados por esta pasta. Já a Comissão de Saúde e Meio Ambiente trata dos aspectos ligados à saúde, assunto relativos ao meio ambiente como recursos naturais renováveis, flora, fauna e solo além da criação, ampliação e manutenção de reservas biológicas e/ou recursos naturais. Como suplente o deputado petista atuara na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável e na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle. (Texto e foto: Rita Barchet)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Projeto do Grupamento Aéreo em Santa Maria, criado no governo Valdeci, começa a sair do papel


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS) visitou, nesta quarta (9), o Comandante - Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto Abreu. O ex prefeito de Santa Maria colocou o seu gabinete parlamentar a disposição da corporação, parabenizou a importância da atuação na Brigada Militar no município e questionou sobre andamento do projeto de criação do grupamento aéreo na cidade.
Prefeito por oito anos, Valdeci Oliveira, elogiou o trabalho da BM durante o seu governo em Santa Maria: “ a Brigada esteve presente em momentos imprescindíveis para a segurança da comunidade, sempre apaziguando e resolvendo as situações da melhor maneira possível”, afirmou o deputado petista. O Comandante – Geral da corporação contou ter planos de ampliação na escola da BM do município: “pretendo dinamizar este espaço formador realizando cursos de capacitação para outras regiões do estado como a Fronteira e Campanha,” declarou o Coronel.
Segundo o Comandante Sérgio, o projeto de criação do grupamento aéreo em Santa Maria, elaborado no governo Valdeci, está em processo adiantado. A Base Aérea do município já cedeu o espaço para a instalação da unidade e para construção do hangar. Valdeci lembrou que está é uma reivindicação antiga da população santa-mariense: “Estamos batalhando há muitos anos para ter este grupamento na cidade, é uma conquista que nos deixa muito gratos ao Governo do Estado e a Briga Militar” afirmou Valdeci. (Texto e foto: Rita Barchet)

Agricultura familiar é a pauta do encontro entre Valdeci Oliveira e Ivar Pavan




Nesta quarta-feira (9) o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS) acompanhou o prefeito de Lagoa Bonita do Sul, José Valdemar Santana Filho, na audiência, agendada por seu gabinete, com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Coperativismo, Ivar Pavan.
Valdeci relatou que o município de Lagoa Bonita do Sul tem grande parte da sua produção abastecida pela agricultura familiar e que o executivo municipal, em parceria com a secretaria de agricultura, investe em cursos de capacitação e melhorias para a qualidade de vida do pequeno produtor da região. O prefeito José Santana afirmou a Pavan que a cidade está aberta a participar de projetos da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural que visam melhorias nas estradas rurais, na mão de obra e na renovação de maquinários. (Texto e foto: Rita Barchet)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Carlos Costa Beber é recebido pelo governador do estado


O empresário Carlos Costa Beber foi recebido pelo governador Tarso Genro em audiência agendada pelo gabinete do deputado estadual Valdeci Oliveira. Costa Beber e o governador gaúcho são amigos de longa data e trocaram ideias sobre o passado e o futuro de Santa Maria. O encontro ocorreu no Salão de Espelhos da Ala residencial do Palácio Piratini e foi acompanhado pelo chefe de gabinete do deputado Valdeci Oliveira, Genil Pavan.(Texto e fotos: Rita Barchet

Valdeci participa da abertura da 1ª Expo Estrela Velha


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS) participou da primeira edição da Expo Estrela Velha, que ocorreu entre os dias 4 e 6 de fevereiro. A convite do prefeito do município, Reges Scapin, Valdeci esteve presente na abertura oficial do evento, no último sábado (5), representando a presidência da Assembleia Legislativa.
Durante a abertura da feira Valdeci fez um pronunciamento ressaltando a importância da agricultura e pecuária como impulsores da economia do Rio Grande do Sul: “o governo do estado cria e executa políticas públicas para a melhoria das condições de trabalho dos agricultores, visando deixar o Rio Grande entre primeiros do país em agricultura familiar. O investimento nessa área proporciona o desenvolvimento sócio - econômico municipal e regional onde é desenvolvida a produção,” afirmou o deputado petista. Além da abertura da 1ª Expo Estrela Velha Valdeci prestigiou a inauguração do campo de futebol 7 e almoçou com os prefeitos da Região Centro – Serra.(Texto: Rita Barchet / Fotos: Luciano Guerra)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Os primeiros dias de Valdeci no Parlamento


Depois de tomar posse como deputado estadual do Rio Grande do Sul na última segunda (31), Valdeci Oliveira (PT) teve a sua primeira semana de trabalho na Assembleia Legislativa marcada por reuniões com a base aliada e o governador Tarso Genro. A apresentação do pacote de projetos do Executivo ao Parlamento, que ocorrereu nesta sexta (4), mobilizou parte da agenda do deputado santa-mariense, além de outras atribuições parlamentares.

Na terça-feira (01) o deputado santa-mariense participou da solenidade de posse dos Superintendentes da Assembleia. O presidente da Casa, Adão Villaverde, empossou os superintendentes Geral, Administrativo e Financeiro, Legislativo e de Comunicação Social. Na mesma cerimônia, os chefe de Gabinete da Presidência e da Assistência Militar também assumiram seus cargos. Ainda na terça, Valdeci almoçou com a base aliada e o governador do estado no Palácio Piratini onde foram apresentados os projetos que serão encaminhados pelo o Executivo ao Parlamento. Durante a tarde, Valdeci participou pela primeira vez da sessão plenária, que teve a presença do governador Tarso apresentando a mensagem de abertura do ano legislativo.

A reunião entre a bancada petista e o governador do estado deu início as atividades parlamentares de Valdeci na quinta-feira (02). No mesmo dia, o deputado petista representou a presidência da Assembleia na solenidade de lançamento dos editais de 2011 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Ao encerrar suas atividades em Porto Alegre, o deputado partiu para o interior do estado onde cumprirá agendas neste final de semana nas cidades de Santa Maria, Jacuizinho, Estrela Velha, Segredo, São Pedro do Sul e Restinga Seca. "Foi uma semana corrida. Mal tivemos tempo para se adaptar a nova função e ao gabinete. Mas assim que é bom e que estou acostumado a fazer política", disse Valdeci. (Texto e Foto: Rita Barchet)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Valdeci participa da posse dos superintendentes da Assembleia


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT– RS) participou, nesta terça (01), da solenidade de posse dos superintendentes da Assembleia Legislativa em 2011. O presidente da Casa, Adão Villaverde, empossou nos cargos Ricardo Arend Haesbaert (Superintendência-Geral), Ricieri Dalla Valentina Júnior (Superintendência Administrativa e Financeira), Pedro Sérgio Rebés Guimarães (Superintendência Legislativa) e André Luiz Simas Pereira (Superintendência de Comunicação Social). Também foram empossados Gladimiro Dantas Machado, novo chefe de Gabinete da Presidência e Bernardo Trojan, chefe do Gabinete de Assistência Militar.
No ano de 2011, Valdeci será primeiro suplente da Mesa Diretora e deverá acompanhar todas as reuniões semanais que tratem da gestão da Assembleia. "Esta função que vou ocupar exige uma relação com os superintendentes e gestores do Parlamento. Por isso, a importância de prestigiar esta solenidade", ressaltou. (Texto e foto: Rita Barchet)

A caminhada de Valdeci chega ao Parlamento




Ex-vereador, ex-deputado federal e ex-prefeito reeleito de Santa Maria, Valdeci Olivera agora é oficialmente deputado estadual do Rio Grande do Sul. Ele tomou posse nesta segunda (31) em solenidade que lotou as dependências do Palácio Farroupilha em Porto Alegre. A cerimônia ocorreu durante toda a tarde no plenário 20 de Setembro e contou com a presença de cerca de 3000 espectadores, entre o público presente nas galerias do plenário, no Teatro Dante Barone e também nos demais setores do Parlamento. Familiares, amigos e apoiadores do deputado santa-mariense vieram de várias regiões do Estado prestigiar a primeira vez que Valdeci assume o cargo de deputado Estadual.
O deputado petista agora faz parte do quadro de 55 deputados que assumem a 53ª Legislatura da Assembléia gaúcha. Valdeci fez um juramento emocionado e contou que, apesar de ser a sétima vez que assume um cargo político, o momento foi de emoção: “Senti um frio na barriga agora e realmente fiquei muito emocionado. Estou orgulhoso de estar aqui representando cada pessoa que votou em mim” declarou o deputado estadual eleito com 64.143 votos.
IMPRENSA – Nesta segunda, o deputado Adão Villaverde (PT-RS) assumiu a presidência da casa e hoje também foi eleita a Mesa Diretora, responsável pela gestão da Assembleia no biênio 2011-2013. Por unanimidade, foi eleita uma chapa pluripartidária na qual Valdeci é o primeiro suplente. A imprensa da Região Central do Estado esteve presente em grande número na solenidade. Valdeci agradeceu e salientou a importância desta cobertura: “Os meios de comunicação de Santa Maria e região valorizaram ainda mais o grande evento que foi a posse. Isso só aumenta a nossa responsabilidade diante da comunidade”, ressaltou.
BRINDE - Após a solenidade, Valdeci comemorou o dia histórico fazendo um brinde de champanhe junto com sua família, amigos, apoiadores e equipe em frente ao Palácio Farroupilha. Os amigos estenderam uma faixa em homenagem a ele com o dizer: “Valdeci, a caminhada continua no Parlamento”. Foi mais um momento de emoção para Valdeci: “Este dia é a concretização de uma caminhada de mais de 20 anos de política e de uma relação de confiança com o povo. Vamos retribuir tamanha confiança com trabalho”, declarou o deputado. (Texto e foto: Rita Barchet)